Por que erramos na estratégia das redes sociais?

Este post poderia ter apenas uma linha e seria a seguinte: Porque queremos com uma publicação nas redes sociais aumentar nossa receita!

As empresas e os produtos que melhor se destacam nas estratégias digitais são aqueles que entendem que redes sociais são veículos para divulgação e não a solução de todos os problemas de receita da empresa.

Este é mais um post que eu gostaria de convidá-la à reflexão:

Caso você já tenha procurado ajuda profissional para gerenciar suas redes sociais, você definiu como objetivo, durante o briefing, aumentar suas vendas e esperou que isso ocorresse a partir do momento que a ajuda profissional começasse o trabalho?

Eu sei que sim. Não precisa ter vergonha de responder e não é sua culpa que pense dessa forma.

Veja bem, é natural que você olhe para os perfis de seus concorrentes e tente entender como eles têm tantos seguidores, tantos comentários e tanto engajamento. A partir daí você imagina que eles tenham uma boa receita, talvez melhor do que a sua. É então que você imagina que a rede social dele “bomba” e você quer “bombar” também.

Uma verdade sobre estratégia não dita a você

Números de seguidores são apenas métricas vaidosas.

É fácil, rápido, barato e qualquer pessoa pode cadastrar em aplicativos para seguir e desseguir pessoas, curtir fotos para atrair likes, comentar em perfis e engajar com quem lhe segue, mas de todos seguidores adquiridos por estes serviços, quantos são realmente seu público alvo e potenciais clientes?

É aí que cabe avaliar a estratégia e entender que redes sociais são veículos onde devemos nos relacionar com as pessoas por conteúdos verdadeiramente relevantes que entreguem o que seu real público deseja.

Isso vale para você que utiliza suas redes sociais como estratégia de marketing pessoal. Lembre-se sempre que o público constrói confiança a partir de conteúdos publicados por você e somente após a confiança criada é que ele passará para a próxima etapa, contratar o seu serviço ou comprar o seu produto.

Entenda que a venda será determinada pela relação de confiança e que as redes sociais sozinhas não são responsáveis por isso. A responsável é uma boa estratégia focada na relação com o seu cliente e na confiança estabelecida por este relacionamento.

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