Personal Branding e Marketing Pessoal é a mesma coisa?

Essa é uma pergunta comum em lives, encontros e durante as consultorias. As clientes sempre querem saber se personal branding e marketing pessoal é a mesma coisa. A resposta é não.

Para iniciarmos este assunto é preciso entender o que é branding e como ele se tornou este tal personal.

Branding é uma área do marketing que utiliza técnicas, ferramentas e estratégias para o posicionamento de marcas em seu mercado. A gestão da marca e todo o acompanhamento das estratégias será realizado pelo departamento de branding.

Aplicando o conceito de branding para a definição de nossas estratégias de posicionamento pessoal, nasceu o personal branding que podemos chamar de gestão de marca pessoal.

Mas e o marketing pessoal nisso?

Bom, espero que até aqui você já tenha entendido, mesmo que superficialmente, que personal branding e marketing pessoal não são sinônimos.

Se pararmos para pensar em nosso dia, realizaremos várias ações de marketing pessoal que desempenhamos, muitas vezes, sem perceber por já estarem embutidas em nosso dia a dia.

Entregar um cartão de visitas, apertar de maneira firme as mãos no início ou final de reuniões, aceitar um cafezinho durante a reunião, conversar e falar do trabalho que você desenvolve ao conhecer uma pessoa…tudo isso é marketing pessoal.

Aí você pode me questionar: Isa, Já entendi que personal branding e marketing pessoal não são a mesma coisa, mas ainda não entendi a diferença.

Tudo bem, vou te explicar de uma outra forma, observando ambientes macro e micro.

Imagine que o personal branding é um ambiente macro, onde identificaremos, para chegar às estratégias mais adequadas ao seu posicionamento, ao seu objetivo e à sua proposta de valor.

Aonde você quer chegar? Quais valores são importantes e dos quais você não abre mão? Quais são as características notadas por seu público? Todas estas perguntas precisam ser respondidas para traçarmos uma boa estratégia de personal branding e aí sim entrarmos com o marketing pessoal. Deu para entender?

Eu costumo dizer que o marketing pessoal está dentro do personal branding como estratégia para então entregarmos nossa proposta de valor aos nossos clientes.

Personal branding é autoconhecimento, é identificação, é entendimento de objetivos. Não existe fórmula pronta para posicionar sua marca ou fazer um bom marketing pessoal, o que existe são estratégias de marketing que serão aplicadas e alinhadas de acordo com seus objetivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *