O que é AIDA e por que usar em seu anúncio

Quem vem de uma graduação em publicidade sabe bem o que é AIDA.

A sigla significa:

A- Atenção

I – Interesse

D – Desejo

A – Ação

Esses quatro elementos são estudados por quem faz propaganda desde os primórdios e seu conceito é fundamental para resultar em uma boa entrega ou em um bom alcance de seus conteúdo ou anúncios nas redes sociais.  

Dada sua real importância, vou explicar melhor o que vem a ser cada uma dessas letrinhas que formam AIDA.

Imagine seu anúncio no Facebook ou mesmo um post qualquer. Imaginou?

Pois bem, ele geralmente é composto de imagem e texto, certo?

Este texto não vai entrar em conceitos de design para destacar a importância das imagens, mas aqui você encontra dicas de bancos de imagem gratuitos que vão contribuir com o sucesso do seu post.

Voltando ao texto do seu post ou anúncio, o AIDA é utilizado usando sua definição básica e aplicando-a de acordo com seus objetivos.

Vou dar um exemplo para facilitar o entendimento do AIDA.

Imagine que eu vou anunciar uma live em minha fanpage para conversar com profissionais da saúde sobre marketing digital  usando a estrutura texto + imagem. O conteúdo seria assim:

A – ATENÇÃO:

Chamo a atenção do público específico.

Exemplo: Médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos e enfermeiros.

 

I – INTERESSE:

Uso do problema que ele enfrenta para despertar seu interesse.

Exemplo: Está difícil concorrer com tantos blogueiros na internet, não é?

 

D – DESEJO:

Ofereço a solução.

Exemplo: Já pensou em mostrar o quanto vocês sabem e estão capacitados para oferecer seus serviços?

Dia 08 de fevereiro, às 21h, estarei ao vivo na minha fanpage para te explicar como isso é possível gastando nada ou muito pouco.

 

A – AÇÃO:

Entre com o call to action.

Exemplo: Curta a página para ser informado quando eu estiver ao vivo.

 

Claro que você usará uma imagem bem adequada para ser a cereja do bolo do seu anúncio ou post.

Falando em bolo, não há uma receita de bolo, o que há são conceitos perfeitamente aplicáveis e adaptáveis à sua persona e ao seu objetivo.

Grave essas quatro letrinhas “AIDA” e comece a aplicá-las em seus textos, design e publicações e veja como isso melhorará seu alcance.

 

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