Marketing Pessoal: Dicas que vão te ajudar a se promover

Como estratégias simples, já utilizadas por você, são de Marketing Pessoal e podem ser potencializadas para você se destacar no mercado profissional ou nas redes sociais.

Quando falamos em Marketing, é comum vir à sua mente a palavra venda. Entretanto, atribuímos erroneamente ao Marketing o aumento de lucro, sendo que se trata de muito mais.

Philip Kotler, conhecido como “o pai do Marketing Moderno”, define que o principal objetivo do Marketing é elevar o valor de uma marca.

Para entender o que o Kotler quer dizer, precisamos entender o que é valor. Embora definido pelo dicionário como sinônimo de preço, não se trata da mesma coisa. Por valor, entendemos ser o conjunto de sensações, lembranças, emoções, promessas, dentre outros, que te faz escolher uma determinada marca. Esta escolha nem sempre tem relação com seu preço do produto.

Para ficar mais fácil, eu vou te dar um exemplo:

Durante nossa infância, nós que nascemos nos anos 80, tivemos Barbie, playmobil, Genius e tantos outros brinquedos que hoje guardamos em nossa memória.

Eu tenho certeza que, ao se lembrar dos exemplos acima, foi despertado em você alguma sensação.

Em mim, confesso, o que despertou foi saudade e uma certa nostalgia gostosa.

Se para você a sensação foi parecida, podemos dizer que o valor atribuído a estes brinquedos não tem preço para nós. Isto se deve à experiência que nós tivemos em nossa infância com esses brinquedos (marcas).

Eu não vou entrar em Experiência de Marca aqui, mas sugiro que você faça uma breve pesquisa sobre o assunto.

Ok, Isadora. Eu entendi, mas por que isso que você explicou faz sentido à minha estratégia de Marketing Pessoal?

Porque assim como os produtos têm marcas, nós também temos a nossa. Eu vou te explicar, não se preocupe.

 

Marketing Pessoal e marca

 

Agora que você já entendeu a relação do valor com a marca e até mesmo o principal objetivo do Marketing, podemos passar para o objeto deste post que é o Marketing Pessoal.

O primeiro ponto importante que você precisa entender é que quando falamos em Marketing Pessoal, também falamos em marca que, neste caso, somos nós. Então devemos pensar como se fossemos uma empresa? Sim, é exatamente isso.

Assim como uma boa estratégia de Marketing Tradicional inicia com a definição de um objetivo, ao planejar suas estratégias de Marketing Pessoal você precisará ter certeza de qual é o seu objetivo.

Aonde você quer chegar?

Quais os meios você utilizará para alcançar seu objetivo?

Reflita sobre estas perguntas. Escreva em post its e pregue em um local visível. Releia e reflita sobre isso o quanto precisar, até ter certeza.

 

Nossa imagem no Marketing Pessoal 

 

As pesquisas de Marketing afirmam que as decisões de compra, quando em um PDV (Ponto de venda), em grande parte, é delfinada pela embalagem dos produtos.  

Quando estamos pensando em estratégias para alavancar nossa carreira e alcançar nossos objetivos profissionais ou pessoais, podemos fazer uma analogia simples com as embalagens dos produtos. O que em nós representa as embalagens? É isso mesmo, nossa imagem.

Sendo assim, dar atenção ao seu estilo é muito mais do que se preocupar com o que combina ou não com você. É se preocupar que sua imagem, constituída por roupa, estilo, linguagem não verbal e atitude, esteja de acordo com seus objetivos. Uma dica importante é buscar referências naquelas pessoas que te inspiram.

Uma consultoria de imagem e estilo vai te ajudar a identificar os pontos fortes do seu estilo e de sua imagem que te ajudarão a alcançar seus objetivos.

 

Ser visto é básico no Marketing Pessoal

 

Aquele velho ditado “quem não é visto, não é lembrado” é uma verdade irrefutável para o Marketing Pessoal, mas não devemos ser apenas vistos, temos que entregar nosso valor. Sendo assim, temos que divulgar nossa marca e sermos lembrados.

As redes sociais são importantes veículos que nos ajudam a divulgar nossa marca. Entender um pouco sobre cada uma delas e também sobre Marketing Digital é um ponto importante para executar boas estratégias de Marketing Pessoal no cenário online.

Eu posso ter me tornado repetitiva, mas a definição do seu objetivo tem de andar lado a lado com você e tem de ser o alvo de sua jornada.

Algumas dicas rápidas que podem te ajudar nas redes sociais:

  • Fotos bem tiradas são importante, contudo, não as poste de uma só vez;
  • Segmente seu perfil com listas de pessoas mais próximas, pois isto pode ajudar que situações mais íntimas não sejam reveladas a parceiros ou clientes;
  • Não compartilhe fake news. Sempre verifique a idoneidade do veículo de onde veio a notícia;
  • Não faça comentários ou publicações depreciativas a qualquer pessoa, empresa ou coisa que seja;
  • Antes de compartilhar algo mais sério, responda mentalmente: Isso é útil? Estou machucando alguém? Se suas respostas forem sim e não, respectivamente, publique. 
  • Evite polêmicas que podem repercutir negativamente à sua marca;
  • Pessoas estão nas redes sociais para se relacionarem. Portanto, relacione-se com elas, responda comentários e mensagens;
  • Se seu objetivo é profissional, faça um perfil no LinkedIn.

Falei muito sobre o tal conteúdo relevante, mas como fazer?

Se seu objetivo é se tornar uma autoridade em um assunto específico, comece criando conteúdos para pequenos posts, migre para os blogs posts e compartilhe nas redes sociais.

Lembre-se que nestes espaços você deve construir sua autoridade e sendo assim, você deve entregar ao público assuntos que são realmente de seu interesse.

Preste atenção na adequação da linguagem e no verdadeiro interesse do público sobre o assunto a ser abordado.

Uma consultoria nisto pode ajudar a determinar o caminho a seguir. Se quiser conversar comigo sobre este assunto, basta deixar o seu e-mail aqui.

É só deixar seu nome e seu e-mail e eu entro em contato.




por favor, marque o que você autoriza que eu te envie:

We use Mailchimp as our marketing platform. By clicking below to subscribe, you acknowledge that your information will be transferred to Mailchimp for processing. Learn more about Mailchimp’s privacy practices here.

Lembre-se: Construir uma boa Marca Pessoal é um trabalho pautado no autoconhecimento. 

As dicas deste post servem para você iniciar seu autoconhecimento. Faça um trabalho interno, olhe-se no espelho, pergunte aos seus amigos, familiares e colegas como eles te veem. A partir daí, arrisque-se sem medo. Você é capaz de chegar aonde quiser!

Se este post fez sentido para você e quiser conversar comigo online sobre Marketing Pessoal, Personal Branding ou Estratégias Pessoais, agende um horário aqui.

2 thoughts on “Marketing Pessoal: Dicas que vão te ajudar a se promover

  • 1 de Fevereiro de 2019 at 09:56
    Permalink

    Olha eu aqui passando novamente, Estou acompanhando seu Blog que é Maravilhoso! Essas informações tem me ajudado bastante e acredito que outras pessoas também. Sou grata. Sucesso Sempre!!

    Reply
    • 1 de Fevereiro de 2019 at 10:43
      Permalink

      Que delícia de feedback. Muito obrigada! Com certeza respostas assim me motivam mais e mais. Sucesso sempre!!!

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *