Como criar conteúdos relevantes que engajam?

Por que algumas marcas ou empresas conseguem maior engajamento do que outras? Essa é uma pergunta que, eu sei, já deve ter passado por sua cabeça.

Elas utilizam uma estratégia muito bem elaborada pautada no interesse do seu público: a criação de conteúdos verdadeiramente relevantes.

O que diferencia um conteúdo relevante de um irrelevante é sua produção atender aos desejos e anseios do seu público.

É oferecer a ele o que ele realmente deseja, esclarecendo dúvidas, sanando problemas e minimizando suas maiores dores.

Mas, pera lá. Como saber isso?

É aí que vem a importância de entender o que o seu público realmente deseja. Não é uma tarefa fácil e muitas vezes se faz necessário uma equipe especializada para isso.

O primeiro passo é entender quem são suas personas. 

Uma persona é nada mais nada menos do que a personificação do seu público alvo. E se você está começando, tudo bem. Mire então em quem você deseja alcançar e para quem se destina o seu produto ou o seu serviço.

A grande sacada da definição de uma persona é que a partir do momento em que você consegue enxergar seu público alvo para além de classe, idade, gênero, escolaridade, entre outros, você passa a ser mais assertivo nas suas estratégias.

Parece meio estranho, mas é fundamental.

As características de sua persona serão aquelas levantadas pela análise do se público alvo e à elas você acrescentará desejos, sonhos, nome, tudo que possa influenciar sua estratégia e que te ajude a chegar mais próximo ao seu público.

Ah, não esqueça de dar uma cara a ela. Busque uma foto em um banco de imagem daquela pessoa que você acredita ser o mais próximo das características físicas do seu cliente dos sonhos.

A partir da criação de sua persona, comece a rascunhar conteúdos que possam ser relevantes a ela, fazendo uma análise de todas as características, adequando a linguagem à idade, por exemplo, de sua persona e assim sucessivamente.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *