5 Dicas infalíveis para perder a timidez nos vídeos

Estima-se que em 2019, 80% do tráfego da internet será em vídeo. Se você ainda não produz vídeos porque a timidez te atrapalha, é hora de se mexer.

Você, possivelmente, já passou algum tempo do seu dia assistindo vídeos no Youtube ou mesmo os stories do Instagram, não é mesmo?

Hoje, ⅓ do tempo que as pessoas passam online em redes sociais e sites é gasto assistindo vídeos.

Se você ainda não utiliza vídeos na sua estratégia de marketing digital porque não se sente à vontade diante das câmeras, é hora de repensar suas estratégias e arriscar-se.

Neste post, eu vou te ajudar.

Crie um roteiro

A primeira coisa que você precisa fazer para criar vídeos que sejam bons e que você não pareça estar travado, é o roteiro.

Calma! Eu não estou dizendo para você mudar sua fonte para courier new e começar a digitar cena por cena, minuto por minuto, take por take.

O que quero dizer é que você precisa organizar suas ideias antes de apertar o Rec da câmera.

Escreva um texto corrido com a ideia do que você quer passar no vídeo. Se possível, escreva o que você vai dizer, mesmo que não consiga decorar linha por linha, o roteiro vai entrar na sua mente e será mais fácil ter um discurso limpo e coerente durante a gravação.

A melhor maneira de prender a atenção do público é contar-lhes uma história. Então, tente roteirizar seu vídeo contando uma história ao seu público. Faça-o se sentir parte dela.

Aplique o conceito do AIDA para facilitar a construção do seu roteiro.

Comece pela câmera do celular

Comece utilizando seu próprio celular ou câmeras menores para se sentir mais à vontade.

Utilize um tripé para deixá-lo firme ou mesmo aqueles suportes para selfie. Deixe-o próxima à você, a uma distância máxima de 1 metro para garantir um bom enquadramento e uma melhor imagem.

Cheque o ambiente de gravação com antecedência

Atenção ao lugar onde gravará seu vídeo. Ele deve ser bem iluminado e dispor de uma acústica agradável.

Evite ambientes vazios e de chão frio, mas, se for o caso, use tapetes para ajudar na acústica.

Objetos de maneira como armários também ajudam na suavização de ecos que os ambientes vazios produzem. Esteja atento a isto.

Se o ambiente for pouco iluminado, utilize algumas luminárias com a luz incidida em você, nunca contra a câmera.

Cuidado com o áudio

Se estiver usando o celular, plugar o fone de ouvido e utilizar o seu microfone ajuda a minimizar os ruídos sonoros e melhora a qualidade do som.

Ninguém se lembrará se sua imagem não estiver Full HD, mas se o áudio do seu vídeo for ruim, possivelmente eles não o assistirão até o final. Capriche nisso.

Interaja com o público

Lembre-se que você está conversando com pessoas que estão do outro lado da câmera, então interaja, dê exemplos que possam fazer com que as pessoas sintam que você está conversando com elas.

Imaginar as pessoas do outro lado da câmera ajuda a nos sentirmos mais à vontade. Se precisar, convide amigos para assisti-lo.

Não esqueça de, no início do vídeo, cumprimentar as pessoas. Você pode criar um bordão para início dos seus vídeos, mas não comece com “bom dia, boa tarde ou boa noite”. Se um espectador assistir seu vídeo durante o dia e ele se iniciar com “boa noite”, ele pode entender que aquela mensagem não é para si ou que ele chegou atrasado. Lembre-se que ser novidade nas redes sociais é importante.

Treine e teste antes de ser pra valer. Faça alguns vídeos e mostre para os amigos, peça feedbacks, isto vai lhe ajudar. Não se esqueça do checklist antes hora do Rec. Para te ajudar, montamos um que você pode baixar aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *